segunda-feira, 23 de julho de 2007

 

Comentário ao potencial educativo das apresentações electrónicas

A opinião formada por Edward Tufte em “PowerPoint is Evil”, acerca da utilização do PowerPoint, parece-me um bocado exagerada, manifestando uma visão um pouco revolucionária do uso que se faz, hoje em dia, do PowerPoint.

Contudo, existem questões levantadas pelo autor com as quais concordo, como o facto de a utilização do PowerPoint servir como uma cábula durante uma apresentação, e deslocar a atenção do auditório para quem a apresentação se destina para questões menores, levando-os deste modo a privilegiar a apresentação ao invés do conteúdo da apresentação em si.

O PowerPoint é um programa que permite a criação de apresentações com inúmeros recursos. Podem utilizar-se textos, imagens, gráficos, vídeos, animações, entre outras, tudo numa só ferramenta.

Como futuros professores, com este software podemos tornar as aulas dinâmicas e atractivas, existindo uma interactividade maior dos alunos com o professor, não se tornando uma aula monótona como acontece com a utilização dos tradicionais acetatos. Porém se a sua utilização for em demasia ou desajustada, como é o caso de apresentações grandes, com muito texto, muitas cores, pobres em grafismo, pouco interactivas, pode tornar-se prejudicial a sua utilização por parte do docente.

Numa apresentação em PowerPoint deve constar apenas as ideias chave que se querem transmitir, com pouco texto, recorrendo aos imensos recursos que o programa disponibiliza, para servir de apoio e complemento ao que se quer dizer e não como forma de expor tudo o que se pretende proferir.

Para concluir, penso que o PowerPoint é uma ferramenta muito vantajosa, facilitando a interacção e a participação dos alunos na sala de aula, se for bem utilizada.

Com o crescente progresso tecnológico, às vezes, por parte dos professores, existe alguma resistência em aprender e utilizar este tipo de programas na sala de aula. Nós como futuros professores, temos que saber utilizar da melhor forma possível todos os recursos tecnológicos (não só o PowerPoint) que nos são proporcionados, de forma a potenciar as aprendizagens dos alunos.






<< Home